Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Historicamente, o Brasil foi, durante sua colonização, um país predominantemente católico, isto porque, ocorria o movimento protestante na Europa, inciado por Lutero e suas 95 teses contra as atitudes da igreja. Afim de angariar fiéis,padres eram mandados à nova colônia para catequização de índios e escravos, através da imposição da religião. Hodiernamente, a questão que tange a liberdade religiosa no país mudou, adotando-se uma postura de laicidade. Contudo, a crença de superioridade religiosa ainda existe, indubitavelmente, acarreta em intolerância e violência.
A priori,é válido ressaltar que o preconceito religioso se manifesta nas diferentes esferas sociais. Assim como na Alemanha,durante o nazismo,judeus foram perseguidos e assassinados por suas crenças; no Brasil, a não aceitação das diferenças religiosas manifesta-se através de agressões físicas e/ou moral. Embora o país seja de intensa miscigenação e apresentar em sua composição árabes,italianos, africanos e muitos outros, ainda existe um sentimento xenofóbico atrelado à religiosidade. Prova disso o episódio do carnaval carioca de 2015,em que uma escola de samba do Rio de Janeiro teve seu carro alegórico destruído porque homenageava as religiões africanas.
Outrossim, destaca-se utra face da intolerância religiosa. A adoção de feriados católicos no Brasil, em que quaisquer pessoas de outra religiões se recusem a aderí-los, submetem-nas à preconceitos pela sociedade, tornando-se assim uma opressão simbólica à minorias, tal como trata o filósofo Pierre Bordieu: A violação aos direitos do cidadão não está somente no embate físico, desrespeito está_sobretudo, na perpetuação de preconceitos que atentam contra a dignidade de uma pessoa ou grupo social.
Fica claro, portanto, que ainda que o tratamento as divergências religiosas tenham mudado ao longo dos anos não se atingiu de fato o respeito à liberdade de escolha. Para mudar tal cenário de aversão, o governo deve implicar maior rigor à ena de crime de ódio(a intolerância religiosa se enquadra) e a mídia, através de campanhas publicitárias, orientar o brasileiros a serem contra a rejeição a outras religiões.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018