Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Di


Intolerância religiosa é a não aceitação de outras crenças em um determinado local, realizada por intermédio de atitudes preconceituosas e em muitos casos agressões físicas. Devido a inúmeras denúncias envolvendo principalmente agressões corporais, no Brasil foi criada uma lei que protege os fiéis de diversas religiões contra as violências, ofensas e discriminações. Entretanto, na prática essa regra da constituição não ocorre como planejado, visto que o número de acusações desse crime vem aumentado nos últimos anos.
Desde a descoberta do Brasil em 1500, a religião católica possui grande influência no país, na época que os portugueses pretendiam catequizar os índios e utilizaram formas violentas quando a nova religião não era aceita pelos nativos. Contudo, com a chegada dos escravos africanos no país, a exclusão de novas crenças e comemorações religiosas oriundas da cultura africana, cresceu gradativamente até os dias atuais, sendo assim, as religiões afro-brasileiras são as principais vítimas de preconceito.
Segundo o filósofo Kant, a educação é fundamental para a formação do ser humano, porém as principais causas para a ocorrência da intolerância são a falta de conhecimento por grande parte da população sobre as outras religiões e a ausência de respeito às diferentes opiniões religiosas. De acordo com o código penal brasileiro, todos têm o direito de liberdade de expressão,o que engloba discutir e debater as questões religiosas, todavia as atitudes violentas e discriminatórias são crimes e que podem levar o indivíduo até um ano de prisão.
Diante do exposto, fica notório a necessidade da criação de uma lei pelo governo federal a ser votada no congresso nacional, que faça a mídia exibir duas vezes ao dia campanhas e propagandas esclarecedoras sobre diversas crenças, com o objetivo de romper os conceitos errôneos existentes no país. Além disso, as autoridades administrativas deveriam investir financeiramente e incentivar autores de desenhos e/ou revistas infantis a abordarem a religião como tema, por meio da criação de personagens que crêem em outras religiões e obrigarem as escolas a incluírem no material didático, com o intuito de desde a infância gerar um conceito igualitário entre as diferentes crenças, a fim de romper o preconceito e aumentar o respeito a outras religiões.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018