Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por NM


Segundo Nelson Mandela , "ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele , por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender ; e se podem aprender a odiar , podem ser ensinadas a amar" . No Brasil ,no entanto , esse caminho— ensinar as pessoas a se amarem— ainda não foi totalmente aderido, principalmente, em se tratando de intolerância religiosa , pois , apesar de ser um estado laico, as denúncias relacionadas a este ato de desamor só aumentam.
Em primeiro plano , é necessário analisar que esse é um grande problema no nosso país. Isso não só pela crítica ou aversão a essas crenças , mas também, pelos atos pecaminosos enquadrados a esse dilema , como violência verbal, moral , física e até assassinatos. Nesse contexto, um caso que chamou atenção foi o de Kayllane Campos , uma menina de 12 anos , que foi apedrejada na saída de um culto candoble , no rio de Janeiro. Dessa maneira, evidencia-se um desrespeito a uma cláusula mencionada na Constituição de 1988 , em que todos têm liberdade de crença e religião.
Outrossim , vale ressaltar que o problema se intensifica porque nem os pais nem a escola ensinam , desde cedo, os filhos a respeitar as diferenças dos outros. Dessa maneira , quando crescem tornam-se intolerantes e preconceituosos para com aqueles que fogem do padrão que lhes é passado como único. Nesse contexto, os mais afetados são islâmicos e seguidores de religiões de matriz africana. Além disso, essas pessoas enfrentam muitas dificuldades relacionados a inclusão social e de aderência em postos de emprego.
É evidente que a laicidade do Brasil ainda não é totalmente respeitada, portanto , medidas devem ser adotadas para resolver o problema . Para tanto, o Ministério da Justiça deve promover a criação de delegacias especializadas para atender as denúncias e realizar punições mais severas para aqueles que praticam esse crime. Além disso, é fundamental que as escolas ,em parceria com ONGs e pais , ensinem ,desde cedo, as crianças a respeitarem as diferenças dos outros , realizando palestras, exposições e trabalhos sobre diferentes religiões a fim de diminuir-se o problema. Dessa forma , cumpriria-se o pensamento do eterno Mandela , de que se as pessoas aprendem a odiar ,elas podem ,também , ser ensinadas a amar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018