Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Francci Kelvin


A religião, na história da humanidade, sempre foi motivo de disputas, preconceitos e agressões. Na Idade Média, pessoas eram queimadas na fogueira apenas por professarem religião judia ou pagã. O Brasil, apesar de ter uma grande diversidade religiosa, apresenta um quadro preocupante com relação a essa temática, onde os credos afro-brasileiros são os mais afetados pelo desrespeito.
Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, fiéis de religião afro-brasileira são as principais vítimas de intolerância religiosa, em segundo lugar estão os evangélicos. Esses credos de origem africana quando não são vistos como primitivos são encarados como demoníacos. Na escola, por não haver aprofundamento nos temas relativos à história e cultura africana, os alunos crescem alimentando uma visão preconceituada e aprendida, principalmente em suas comunidades religiosas.
Ainda de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, apenas em 2013 a cada cinco casos de intolerância que foram apurados um envolvia violência física. Tal situação é um flagrante atentado ao direito à liberdade de crença, consignado na Constituição Federal de 1988. Muitos fiéis sentem-se amedrontados e, consequentemente, impedidos de usufruir do direito de expor a sua fé livremente.
Diante dos argumentos supracitados, é necessário validar o artigo 208 do Código Penal brasileiro, que versa sobre os crimes contra a religião. A mídia pode ajudar ao expor em filmes, novelas ou reportagens a diversidade de crenças do território brasileiro, levando ao cidadão o conhecimento do seu direito à liberdade de crença e estimulando mais denúncias. Além do mais, o Ministério da Educação pode investir em eventos culturais periódicos em escolas, que serão ministrados por especialistas da área, onde serão ensinados aos alunos o respeito às crenças alheias e o conhecimento de outras cosmogonias e tradições.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018