Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Gabriela


A problemática da intolerância religiosa no Brasil apresenta raízes históricas. Desde os primórdios da colonização, os nativos indígenas sofreram à influência da Igreja Católica, por meio da catequese, sendo obrigados a aderirem a uma nova crença. Atualmente, apesar da constituição alegar que o Brasil é um Estado laico, ainda há muita intolerância a diversidade religiosa. Sendo esse um dos principais desafios a serem solucionados na sociedade contemporânea.
Primordialmente, a cultura religiosa do Brasil é rica em diversidade. Entretanto, ainda há muita discriminação religiosa, sobretudo, às religiões de matriz africana. Uma expressão comum entre os brasileiros como: "chuta que é macumba" é um reflexo do legado escravista, que julga a cultura negra como inferior. Por consequência desse preconceito muitas pessoas são agredidas, fisicamente e moralmente, por exercerem seu culto religioso.
Além do contexto histórico, é evidente que outros fatores dificultam a tolerância religiosa no Brasil, entre eles estão a falta de debate sobre o assunto e o reforço do estereótipo de preconceito promovido pela mídia. O primeiro fator é evidenciado pelo senso comum de que "religião não se discute", não abrindo espaço de discussões sobre o tema. Ademais, a mídia, muitas vezes, reforça o preconceito religioso. Por exemplo, no caso do apresentador da Rede Bandeirantes Luiz Datena cujo difamou e incitou o ódio aos ateus em seu programa de televisão. Casos assim devem ser combatidos por toda sociedade para que, de fato, se cumpra a laicidade do Estado.
Deve-se, portanto, que o Ministério Público em conjunto com o Conar, fiscalize e puna canais de mídia que reforcem o preconceito religioso. Ademais, como disse Immanuel Kant: " O homem é aquilo que a educação faz dele". Logo, é necessário que o Ministério da Educação e a mídia se unam para aplicarem medidas de teor educativo a sociedade, através de campanhas publicitárias e palestras educativas em escolas e universidades. Além disso, a Polícia deve investigar e punir casos de violência religiosa.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018