Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Cat


Durante o nazismo alemão, milhares de judeus e testemunhas de jeová foram dizimados por serem adeptos à religiões diferentes da oficial do governo, marcando para sempre a história da humanidade. No entanto, após mais de 70 anos, a intolerância religiosa ainda é um problema no Brasil.
Ao considerar a histórica relação do país com o cristianismo, desde os primórdios, as crenças diferentes sempre foram mal vistas pelos colonizadores. Os cultos afro-brasileiros ainda hoje são os mais discriminados, comprovando a relação entre preconceito religioso e etnia. Além do desrespeito, o fator mais preocupante é a violência física empregada em 20% dos casos, motivo de atenção redobrada por todos os cidadãos.
Outrossim, a existência legal de liberdade à crença já não é suficiente para a resolução do impasse. O desconhecimento da população acerca dos múltiplos cultos é determinante pois possibilita a manutenção de pensamentos e mitos advindos do período colonial. Ademais, a falta de representatividade nos meios de comunicação contribui para a marginalização das minorias religiosas ao serem ignoradas na falsa apresentação de um Brasil homogêneo.
Portanto, para combater a intolerância religiosa no Estado brasileiro necessita-se, também, combater o preconceito étnico. Assim, a polícia civil deve criar um departamento específico para crimes relacionados à origem, com profissionais capacitados pelo órgão, e desta forma atender adequadamente aos denunciantes. Também, o MEC pode promover campanhas midiáticas por meio de parcerias público-privadas, com o objetivo de alertar sobre a existência do preconceito religioso e fornecer informações sobre como agir diante da ocorrência do crime. E posto que, segundo o filósofo alemão Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”, o Ministério da Educação deve ainda instituir palestras escolares abertas à comunidade, ministradas por professores preparados com material didático específico, tratando também sobre o tema em sala de aula.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018