Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Nos moldes da sociedade contemporânea, é notório o crescimento constante da intolerância religiosa no Brasil. Em virtude disso, aumentam também as violências na sociedade, e ao se tornarem frequentes, essas violências podem até mesmo prejudicar o direito dos cidadãos de liberdade de crença religiosa. Tal fato se deve pela intolerância estar enraizada na cultura do brasileiro, e também pela ausência de atitudes do Estado, em ao menos tentar diminuir essa intolerância religiosa no país.
Quando se analisa a história do Brasil, é possível perceber que há tempos a intolerância religiosa está presente no país. Exemplo disso, foi a chegada de padres jesuítas, no período colonial, para doutrinar os índios e escravos que estavam no país, fazendo com que os costumes desses povos fossem marginalizados pela sociedade. Devido a essas atitudes, atualmente existem diversos preconceitos em relação as religiões afro brasileiras e indígenas, dessa forma dificultando o combate a intolerância religiosa, pois trata-se de um preconceito histórico.
Além disso, outro fator que dificulta o combate a intolerância religiosa no Brasil, é a falta de participação mais ativa do Estado em relação a esse problema social. Pois sendo um Estado laico, este deveria garantir que todos cidadãos tivessem a liberdade de crença religiosa. No entanto, o alto teor de impunidade àqueles que praticam a intolerância religiosa, faz com que muitas pessoas não tenham essa liberdade, dessa forma apontando para uma ineficiência do Estado.
Destarte, diante desse grave problema social, faz-se necessário que o Estado, por meio de verbas arrecadas em impostos, invista na elaboração de campanhas publicitárias contra a intolerância religiosa, essas campanhas poderão ser divulgadas através dos principais meios de comunicação do país, como rádios e programas de televisão. É preciso também que os Poderes Executivos, coloquem em prática a lei 68/2013 que combate a intimidação, para que,assim, a população possa ter a liberdade religiosa garantida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018