Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por diogenes


Sabe-se que, no Brasil, é evidente a existência de um contexto de intolerância entre religiões. Isso se deve, sobretudo, à falta de conhecimento de alguns indivíduos a respeito dos cultos religiosos aliada a uma conjuntura de apatia social. Desse modo, ressalta-se a importância do combate a essa intransigência social, haja vista as suas implicações na dinâmica da sociedade brasileira.
Com efeito, é evidente que, no Brasil, a intolerância religiosa é fruto de um quadro de desconhecimento cultural das manifestações religiosas. Isso se evidencia, por exemplo, por meio da visão deturpada que, muitas vezes, existe sobre as religiões afro-brasileiras, a qual se caracteriza por tratar os seus adeptos como macumbeiros. Tal fato mostra que a intolerância parte de um conhecimento limitado, uma vez que restringe a cultura religiosa a um único "dizer" popular. Dessa forma, verifica-se que o ensino cultural-religioso nas escolas se mostra como um caminho para combater a intolerância religiosa na sociedade brasileira.
Outrossim, a existência de uma conjuntura de apatia social, ou seja, de desrespeito por causa das diferenças religiosas se evidencia como impulsionadora da intolerância no Brasil, uma vez que promove, por vezes, a perpetuação de uma cultura de ódio entre religiões. Essa é a violência simbólica da qual fala o sociólogo Pierre Bourdieu: a opressão consiste não só no embate físico, mas também na manutenção de visões que agridem a dinâmica social e os direitos humanos. Dessa maneira, a desprestigiação desse círculo de anomia social é importante no combate da intolerância.
Destarte, urge que o Estado, junto às escolas, promova o esclarecimento cultural sobre as religiões, por meio do estudo das diferentes manifestações religiosas na disciplina de Sociologia, a fim de coibir visões deturpativas e, assim, gestar uma sociedade mais harmônica culturalmente. Além disso, ONGs e igrejas devem cumprir o seu papel civil, por intermédio da promoção do respeito entre as religiões e de ações midiáticas que incentivem a denúncia dos casos de intolerância, com o fito de desprestigiar o círculo de perdas sociais e inibir consequências danosas à dinâmica social brasileira.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018