Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Mel


É notória a necessidade de discutir assuntos considerados tabus na sociedade atual. Intolerância, xenofobia, discriminação, são atitudes corriqueiras que muitos insistem em manter. Entretanto, práticas como essas acarretam em problemas físicos e psicológicos, além do óbito de muitos. Dessa forma, medidas são necessárias para resolver este impasse.
Desde o século XX a discussão a respeito da existência da intolerância religiosa no mundo vem tomando mais força. Pode-se notar com veemência a existência dessas práticas. Na Alemanha por exemplo, no governo de Adolf Hitler, milhões de judeus foram presos em campos de concentração e mortos, na tentativa de exterminá-los, existindo assim apenas a raça ariana. Porém, em pleno século XXI esse preconceito religioso é uma realidade no Brasil.
O Brasil é um estado laico, e segundo a constituição promulgada em 1988, todos possuem a liberdade de escolher a religião que desejam seguir. Concomitantemente, a realidade do país não é bem essa.
São registradas diariamente denúncias de discriminação, violência, tentativas de homicídio, onde grande número destas são ocasionadas pelo preconceito religioso. Pessoas que escolheram seguir religiões como as afro-brasileiras, evangélicas, espíritas, são as que mais sofrem. Mas, muitas ainda têm medo de denunciar. Talvez pelo fato de que os sistemas legislativo e carcerário do pais sejam muito falhos, acarretando o sentimento de vulnerabilidade das vitimas.
Dessa forma, pode-se notar a persistência da intolerância religiosa no país, e para solucionar tais problemas que afetam a todos, o governo federal junto ao ministério responsável pela segurança e informação do país devem desenvolver uma ouvidoria online 24 horas onde a identidade da vítima seja preservada, tomando então as medidas cabíveis em cada caso. Outra medida é a fiscalização pelo sistema legislativo da efetivação das leis que asseguram a liberdade da escolha religiosa. Ademais, o MEC deve instituir nas escolas palestras ministradas por professores a respeito da premência de respeitar a opção religiosa escolhidas pelo próximo. Segundo o filosofo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele."

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018