Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Durante a Segunda Guerra Mundial, o líder nazista Hitler, promoveu uma série de perseguições e o extermínio de milhares de judeus por toda a Alemanha. Análogo a isso, no Brasil, os preconceitos contra a crença religiosa é algo que se perpetua desde a época de sua colonização, entre portugueses e índios. Hodiernamente, são inúmeros os casos de violência e debates a respeito da intolerância religiosa no país.
Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, nos últimos 4 anos, 12% dos episódios relatados envolveram violência física. A exemplo disso, foi o caso de uma jovem de 14 anos que foi apedrejada após sair de um terreiro de Candomblé, no Rio de Janeiro. Posto a isso, é indubitável que a violência física é a pior de todas as manifestações, tal como pontuou o filósofo Jean-Paul Sartre, que a violência – seja qual for a forma como ela se manifesta – é sempre uma derrota, dando importância ao respeito a todos, sem preconceitos.
Outrossim, ainda há aqueles que sofrem ofensas dentro das escolas, no trabalho e nas redes sociais. Jovens são alvos de “piadinhas” dentro de sala de aula e excluídos, muitas das vezes, do convívio em grupo, em função de sua crença. Por outro lado, na internet, é possível ver imagens e textos que colocam uma pessoa de religião afro-brasileira, por exemplo, vítima da discriminação.
Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. O Governo em parceria com ONGs devem ampliar o assunto dentro das escolas e disponibilizar Centrais de Atendimento e o Disque Denúncia para pessoas que sofrem de discriminação, bem como punições mais severas para quem a comete. Ademais, os pais devem incentivar seus filhos quanto ao respeito as diferenças. Por fim, a mídia, como grande formadora de opinião, deve fazer campanhas publicitárias a fim de combater toda e qualquer violência. Sendo assim, a sociedade alcançar-se-á uma conduta mais tolerante, livre do preconceito quanto às diversidades religiosas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018