Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Thiago Forte


No século XVIII, o Brasil até então conhecido como colonial, importava muitos negros africanos para o trabalho escravo. Ocasionalmente, com eles vinheram não só o corpo físico, mas suas culturas e religiões. Outrora, houve formas de catequizaçao dos negros e ameríndios que aqui estavam, corrompendo assim suas ideologias e crenças. Dessa forma, compreende-se que o Brasil é hoje um país miscigenado religiosamente, por conta dos seus inúmeros imigrantes, entretanto, sua intolerância ainda persiste, pois não há um combate ideológico dentro das escolas e sim, discurso de ódio na sociedade contemporânea.
Em princípio, fica evidente que o Estado por meio da Constituição Federal têm criado leis ao combate da intolerância religiosa. Todavia, ainda não é o suficiente ao combate direto, pois discursos religiosos incentiva a destruição de monumentos e obras. No início do século XXI um bispo da igreja "universal do reino de Deus", destruiu uma imagem católica ao vivo para milhões de pessoas. Por consequência, esse ato de ódio gerou um pensamento retrógrado e aumentou a intolerância contemporânea.
Para Albert Einstein: " é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". Por esse "olhar", o caminho mais árduo para o combate da intolerância é a educação. Contudo, pouco se têm feito, pois não existe aulas específicas para demonstrar a diversidade das religiões brasileiras, e o Estado por ser laico não influência nessa causa, somente em suas leis criminatórias.
Em suma, fica claro, como visto acima, a necessidade de palestras promovidas por ONG's especializadas em intolerância em escolas e universidades. Ademais, o Governo Federal deve implementar no currículo escolar a disciplina de ensino religioso diversificado. O papel da escola atual além de promover aprendizado, ela também deve impor um pensamento crítico, para que haja um respeito a diversidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018