Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Izabela Paula


O Brasil com sua imensidão territorial e com sua história marcada por diversos povos, tem como consequências, uma vasta cultura. Não é necessário ir á outro estado para perceber essa variedade, cidades bem próximas possuem suas distinções, sendo na música, na comida, no vestimento, na formação das cidades, no lazeres, na educação e por fim nas religiões. Com essa grande diversidade cultural, na Constituição foi inserido que o país é laico perante as crenças religiosas dos brasileiros.
Quando o país se define laico, esperavas que as rinchas entre as inúmeras religiões fossem extintas porém não aconteceu dessa maneira. As disputas entre esses grupos se da, na maioria, pela incapacidade de respeitar as crenças divergentes a dos outros indivíduos, e com um intuito de impor a sua opinião, gerando assim separações entre elas e entre as pessoas. A intolerância religiosa, é cada vez mais evidente no Brasil, vários casos são vistos nos noticiários, uma manchete que marcou neste ano de 2015, foi a seguinte: “ Menina é apedrejada após sair de um terreiro”, mostrando claramente a falta de liberdade de expressar sua religião.
O grande desafio do país é exercer as suas leis, pois a lei que assegura o direito de ter qualquer religião garante a integridade do cidadão. Contudo, a lei é bastante antiga, desde da criação da primeira Constituição ela se mantém sem nenhuma alteração, porém a população já não é mais a mesma, os pensamentos mudaram. Um dos mais claros exemplos de que o país precisa ser mudado, é a questão dos feriados nacionais ligados á igreja católica, como, feriado de Nossa Senhora da Aparecida, que é um dos maiores, podendo parar as escolas em até uma semana, deixando de exercer como um Estado laico.
Portanto, fica claro que, o Governo precisa urgente ter uma reforma na lei, transformando a mais propícia para os dias atuais e garantindo punições aos que cometer crimes ligados á religiões. Os indivíduos, para amenizar os conflitos além de seguirem a lei, devem procurar manter o respeito e a privacidade alheia, podendo assim melhorar o convívio de pessoas de diferentes grupos religiosos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018