Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por #Rumoanota1000


O passado e o presente da humanidade são manchados de sangue pelos ditos defensores da fé. Partindo do pressuposto, é “natural” que no Brasil do século XXI a intolerância religiosa revele a sua pior faceta – a violência-. É válido ressaltar ainda que a intolerância no país tupiniquim se encontra enraizada desde o século XV. Manifestando-se pela ideia de haver povos “civilizados” que precisam ajudar “selvagens”. Preconceito este, que acabou por justificar muitos conflitos.
Primeiramente, sabe-se que a constituição brasileira de 1988 em seu artigo 5º assegura de forma incontestável o direito à liberdade de crença. Todavia, o fanatismo religioso se impõe de tal forma que acaba por privarem este direito do cidadão. Prova disso, são a depredação de igrejas, quebras de santos religiosos, e figuras que procuram trazer comicidade para a religião do outrem. Em consequência, a laicidade do país também é posta em xeque.
Aliado a isto, o etnocentrismo da sociedade, nega a diversidade. Visto que, a intolerância religiosa já foi considerada uma virtude, vinculando-se principalmente, como meio de manipular as massas. Tem-se por exemplo, a perseguição e expulsão de todos aqueles que não eram católicos pelo rei Felipe II da Espanha do século XV. Diante deste cenário “apocalíptico”, já dizia o pensador Jonathan Swift: “ Nós temos a religião suficiente para nos odiarmos, mas não a que baste para amarmos uns aos outros. ”
Sendo assim, o Brasil do Catolicismo, dever ser também do Cristianismo, Candomblé, Ateus, Umbandas, e todo e qualquer tipo de manifestação religiosa. Cabendo ao governo, portanto, fazer valer a laicidade da nação, criando campanhas que visem promover o convívio harmonioso das diferenças. Assim como, é de responsabilidade da escola trazer o assunto para a sala de aula, debatendo e palestrando sobre o assunto. Somente desta forma poderá dizer definitivamente, que vivemos num pais laico que respeita acima de tudo, as diferenças.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018