Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


A população original do Brasil, é formada por índios. A partir de 1500, com a chegada dos portugueses e escravos ao território , houve uma repressão por parte dos colonos às religiões dos nativos e escravos, com isso jesuítas foram trazidos ao território brasileiro com a missão de transformar os dominados em "homens bons". Infelizmente, não há como negar que a intolerância religiosa está presente em âmbito nacional desde o seu descobrimento, provocando preconceitos e ações violentas contra pessoas de diferentes religiões.
Em primeiro plano, no ano de 1890 o Brasil se tornou um país oficialmente laico, mas essa medida não foi suficiente para coibir atos de violências, colocando à mostra temas de diversidade religiosa. À exemplo disso está Kailane Campos, 11 anos, que foi atingida por uma pedra nas ruas do Rio de Janeiro por ser frequentadora do Candomblé. Além da violência física, são comuns ocorrências de violência moral e psicológica, deixando as vítimas expostas ao preconceito. Ademais, a cultura do silêncio, faz com as pessoas lesadas não denunciem os episódios aos órgãos competentes.
Outrossim, são comuns brincadeiras e piadas que menosprezam certas doutrinas. Casos de apelidos como " macumbeiros", "feiticeiros", "beatas", são recorrentes na sociedade, atingindo o direito de escolha das vítimas sobre sua própria crença, garantido no Código Civil Brasileiro. Ocorrências como estas, mostram a necessidade de combater a intolerância religiosa urgentemente em um país que predomina a livre expressão.
Portanto, para que a intolerância religiosa não se perpetue no Brasil, faz-se necessário a ação do Estado em parceria com as escolas, mostrando aos alunos a diversidade étnica e religiosa do país desde a sua formação. Além disso, os meios de comunicação como a internet e a televisão devem ser usados parar propagar ideias que respeitem a alteridade. Ademais, medidas mais rígidas, como multas e prisões sem fianças, devem ser aplicadas pela Justiça brasileira, a fim de minimizar esse problema que atinge milhares de pessoas diariamente.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018