Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por Auri


O Brasil é visto com um país de paz religiosa, entretanto, existem atritos entre diversas religiões, com destaque para as de matriz africana, como Umbanda e Candomblé. A aversão, nesse caso, recebe outra dimensão e resulta em violência moral e física. Nesse contexto, é claro que a intolerância religiosa é uma questão a enfrentar grandes desafios na sociedade brasileira.
País mestiço de origem é notável o sincretismo religioso presente no Brasil. A vinda da mão de obra escrava, bem como sua catequização, obrigou a mesma a praticar a fé católica. Diante disso, os escravos mesclaram elementos cristãos em suas religiões originais e deu início a costumes vivos até a atualidade. A santeria, por exemplo, é um conjunto de sistemas religiosos que funde crenças católicas com religião tradicional africana. Nesse sentido, é possível notar que a intolerância religiosa é histórica, e que o convívio entre culturas geraram novas expressões de fé.
A lacuna no plano educacional- informal e formal-escolar é a causa da violação da autonomia de crença. A constituição de 1988 prevê a liberdade religiosa. Todavia, a visão egocêntrica e a imposição de valores por parte de fundamentalistas geram desrespeito, manifestado em violência física e humilhação, como foi o caso da menina de 11 anos apedrejada após uma festa de Candomblé. Ademais, o ambiente virtual como refletor da vida real é um espaço que propaga discursos de ódio e deprecia as práticas de fé. Dessa forma, a existência de leis não é suficiente para sanar tal problemática.
É claro, portanto, que a intolerância religiosa é alvo de um debate intenso devido ao seu histórico e a persistência na sociedade contemporânea. Com o intuito de desconstruir a ideia de superioridade, é necessário que haja mais fiscalização no meio virtual pela Secretaria de Justiça de Direitos Humanos e a aplicação de penas para os agressores. A educação familiar e a educação escolar devem abranger essa temática e visar construir uma mudança de mentalidade através de debates e de ações que assegurem a liberdade individual de crença. A mídia por sua vez, precisa difundir essa questão por meio da incorporação do tema em jornais, revistas e novelas, com objetivo de despertar uma visão critica na sociedade. É dever do Estado desenvolver um Plano Nacional de Superação a Intolerância Religiosa e promover eventos ecumênicos para fortificar o relacionamento inter-religioso e possibilitar o diálogo entre as religiões.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018