Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por Maria Caroline


Desde a constituição da republica federativa de 1988 o Brasil é um estado laico, ou seja, aderiu uma posição neutra no campo religioso, não apoiando ou discriminando nenhuma religião. Essa mudança foi positiva, pois trouxe para a população brasileira - que é culturalmente mista - liberdade de expressar seus ritos religiosos sem ter medo de sofrer repreensão por parte do governo. No entanto, nos dias atuais, a intolerância se manifesta por parte de grupos de uma mesma doutrina fazendo com que outros de menor representatividade sofram preconceitos e violências por estarem manifestando sua crença.
Todas as religiões trazem consigo ideias e fundamentos que são passados a seus discípulos e estes, a partir disso, integram um grupo de pessoas que tem em comum essa forma de pensar. O problema surge quando os indivíduos que seguem essa doutrina deixam de pensar criticamente e tomam essas ideias como verdade absoluta, tornando assim errado qualquer outra manifestação que não siga os mesmos princípios. Um exemplo, dessa intolerância foi o caso de uma menina de 11 anos, candomblecista, que foi agredida por fanáticos religiosos na saída de um culto no subúrbio do rio de janeiro.
Além disso, é importante ressaltar que os casos de intolerância são na sua maioria contra religiões menos difundidas, como a espirita, umbanda e candomblé. Isso ocorre por essas religiões terem sido aderidas de forma muito reprimida no começo do império pois a única religião permitida era a crista, ou terem surgido a pouco tempo. Em decorrência, o contato de grande parte da população com essas doutrinas aconteceu de forma precária aumentando os casos de preconceito contra esses grupos.
Portanto, é fundamental que o ministério da educação amplie o programa de ensino religioso nas escolas adequando-o a todas as crenças, ensinando as crianças que existem diversas religiões e que todas têm o seu valor, buscando com isso diminuir o preconceito existente e criando uma sociedade mais tolerante.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018