Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Ana Cristina Araújo de Sousa


Intolerância religiosa existe desde a época dos Tribunais da Inquisição, órgão criado pela igreja católica para “combater” os chamados hereges, pessoas que não acreditavam nos dogmas católicos e não seguiam a doutrina a eles imposta. Tal situação pode ser observada atualmente, quando manifestações de afronta são promovidas para com ateus ou pessoas seguidoras de outra instituição religiosa.
Nesse aspecto, ofensas e discriminações contra outros tipos de credo estão se tornando comum. Em alguns países a intolerância é tão extrema que ataques terroristas praticados por grupos extremamente fundamentalistas são praticados em nome de Deus, até mesmo no Brasil onde os alvos frequentes são grupos religiosos de origem afro, chegar no seu local de culto e encontrar tudo destruído não é mais uma novidade.
Efetivamente, tal problemática está longe de ser solucionada já que ideias fundamentalistas e o preconceito estão fortemente alicerçados na sociedade brasileira, a educação para que haja uma tolerância em todos os aspectos seja religioso, étnico ou cultural, ainda é pouco promovida tanto nas escolas quanto no meio social. Além de que o estado não dá o apoio necessário às vitimas de tal problema, nem pune devidamente aqueles praticam o crime da intolerância religiosa.
Em suma, medidas são necessárias para resolver o impasse, as escolas devem promover palestras com psicólogos e representantes de instituições religiosas diversas, destinadas às crianças, jovens e suas famílias para que, dessa forma, conheçam outras crenças e saibam lidar com as diferenças. O estado é laico e há uma lei que coíbe o crime de intolerância religiosa, mas ela não é aplicada, é preciso que haja maior fiscalização por parte da polícia fazendo com que a lei seja cumprida. Mas o que deve-se ter é respeito mútuo para com aqueles que seguem uma ideologia diferente da sua, pois como afirma Jean Paul Sartre “ a violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota”.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018