Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Clara Azevedo


Muito se tem discutido acerca da intolerância religiosa no Brasil, visto que, o Estado é laico, neutro em relação ao campo religioso e, ainda assim, observa-se a divisão da sociedade, expressando ódio e ferindo a liberdade humana.
Sabe-se que com a vinda da Família Real e outros povos para o Brasil, vieram também algumas religiões e, desde então, conviver com as diferenças foi preciso. Porém, nem sempre a convivência é de forma harmônica, já que, naquela época já observara a ausência de liberdade, pois índios e, posteriormente, escravos africanos eram induzidos a seguir a religião dos colonizadores portugueses. Além disso, na Constituição outorgada de 1824, a religião católica era adotada como oficial, ferindo os direitos humanos e negando o livre poder de escolha, fatos que refletem diretamente no comportamento dos cidadãos na contemporaneidade que, muitas vezes, ofendem o próximo devido ao egocentrismo.
Ainda convém lembrar que, somente após a Proclamação da República, o Brasil tornou-se laico e apenas com a Constituição de 1988 há a prescrição do direito à liberdade de crença. Contudo, a intolerância permanece e os direitos não são respeitados, uma vez que, símbolos religiosos são notados em locais públicos, o que fere quem não acredita em nenhuma força divina, por exemplo. O ódio e a falta de limites em expor opiniões e princípios, acabam, na maioria dos casos, gerando guerras ideológicas e, até mesmo, agressões físicas.
Portanto, é possível observar que a intolerância religiosa persiste no Brasil, sendo importante que os órgãos públicos aliados ao poder Executivo, fiscalizem o cumprimento de leis já existentes. Somando-se a isso, é válido promover campanhas em locais públicos, com auxílio de ONG’s, para a conscientização da sociedade, mostrando contextos históricos e culturais e a importância da liberdade, a fim de que o país exerça sua laicidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018