Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por Ana M


O Brasil é país imenso, formado por diferentes povos: negros, árabes, orientais, europeus, índios; formado por diferentes culturas. Apesar de ser laico e da Constituição Federal garantir a liberdade religiosa, além da evidente diversidade de religiões existentes, a intolerância entre dentro deste contexto tem aumentado entre os brasileiros, causando inclusive mortes.
A crença da superioridade de uma fé em junção com a propagação de ódio e violência contra outra distinta é a definição de intolerância religiosa. Esse conceito é caracterizado pelas ações encorajadas por uma fé cega “em nome de Deus”. Suas manifestações vão de preconceitos dentro de escolas e ambientes de trabalho, ofensas pessoais, ameaças, danificações de imagens ou destruição de lugares sagrados, à morte.
No Brasil, ocorre uma denuncia a cada três dias. Somente em 2014, 12% envolveram violência física e 71% dessas denuncias envolvem intolerância contra religiões afro-brasileiras, segundo a Secretária dos Direitos Humanos. Mesmo vivendo em um país miscigenado, com um aspecto histórico de diversidade, crimes de ódio que ferem a liberdade e a dignidade humana, continuam a acontecer.
O homem sempre buscou em histórias mágicas e religiosas, explicações para a sua existência, isso é natural. Crenças e religiões são bem vindas e uteis aos seres humanos, desde que não torne o cidadão intolerante, autoritário ou violento. O fervor extremista e radical cria uma repulsa contra quem pensa diferente e se torna uma arma.
Diante do citado a cima, é notável que a perseguição religiosa é crime, pois somos todos iguais perante a lei. Isso torna de poder publico sua transgressão e sanção, estas as quais devem ser severas e bem fiscalizadas pelos poderes judiciários e legislativos. Além de investimentos em educação contento a historia do Brasil e suas religiões por parte dos governos de cada estado. Dessa forma, conseguiremos alcançar a tolerância com o diferente, dentro de um país diversificado.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018