Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por raiy


A intolerância está presente no país desde o Brasil Colônia em que os portugueses catequizaram os índios por considera-los sem fé. A partir de então, o número de religiões aumentou na mesma intensidade da discriminação entre eles. Atualmente, é considerado crime previsto em lei, tendo em vista a importância social dessas instituições.
Paralelo a isso, o catolicismo era ligado ao Estado e todos os habitantes eram obrigados a seguirem essa religião, casos contrários eram perseguidos. Hoje prevalece o Estado laico no qual o cidadão tem a liberdade de escolha religiosa no entanto, há muito preconceito entre elas principalmente as afros brasileiras como Candomblé e Umbanda que são desmoralizadas por ideologias que denominam seus ritos como diabólicos e insignificantes. Esse pensamento resulta, muitas vezes, em agressões físicas e morais contrariando, portanto, o código penal brasileiro criminaliza esse comportamento.
Além disso, o Brasil é um país de grande diversidade religiosa, as crenças de origem europeia, africana e indígena compõe o folclore nacional. Cada religião, independente da origem, repassam ensinamentos de como ser alguém melhor e ter boa convivência social, auxilia na formação da conduta e na moral do cidadão. Logo, se apresenta como parte integral da cultura e fator essencial na construção do caráter de um grupo.
Por tudo isso, a intolerância é um problema que deve ser combatido no âmbito legislativo familiar e social. É imprescindível que o Ministério da cultura esclareça a importância do respeito entre as crenças através de programas informativos como palestras públicas. Outrossim, o Ministério da Educação juntamente com as unidades escolares devem incrementar aceitação e respeito na ementa da disciplina Educação Religiosa . Há também, a necessidade das associações religiosas brasileiras estabelecerem a harmonia entre alas através da conscientização da relevância de cada entidade

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018