Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Laryy


Religião é um assunto que gera muita polêmica não só no Brasil mas no mundo todo. Durante muitos séculos a igreja católica teve forte influência sobre o estado brasileiro, tentando impor normas de conduta a população. Não faz sentido,no entanto, que uma nação, que possui diversas religiões deva seguir normas impostas por uma religião especifica.
Existem vários tipos de religiões, cada uma com sua crença e ensinamentos mas, todas possuem o mesmo objetivo amar um Deus que é único independente da religião e seguir sua palavra, algumas dessas religiões são rígidas quanto alguns costumes. A religião que possui mais fiéis é a católica, mesmo assim devemos respeitar as pessoas que não professam a nossa religião. Há ainda o agravante de que alguns alunos se sentem constrangidos em certas ocasiões, quando são levados a fazerem "sinais" que não condizem com os preceitos religiosos de sua família.
Algumas escolas possuem encima do quadro um simbolo religioso que representa apenas as religiões cristãs, dessa forma acabam desrespeitando as demais. As recentes declarações do mais alto líder da Igreja Católica Apostólica Romana, dirigindo-se não apenas aos seus integrantes, o que seria de direito, mas incitando pessoas de todas as religiões e não-crentes a agirem de forma ofensiva contra um determinado grupo, apenas por não compartilharem da mesma ideologia de sua instituição,
No mês de junho de 2015, no Rio de Janeiro, uma menina de 11 anos, praticante de Candomblé, foi apedrejada na cabeça e insultada por dois homens que portavam Bíblias na mão e que supostamente pertencem a seitas cristãs evangélicas ou neo pentecostais. O fato despertou a atenção do publico para a intolerância religiosa na sociedade brasileira. Não se pode negar que esse problema existe, o governo não pode fechar os olhos para esses acontecimentos.
Algo que aconteceu a muito tempo foi o "Holocausto", perseguição politica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Adolf Hitler. Ainda é comum, no mundo atual, encontrar situações de intolerância às religiões, que se tratam de escolhas pessoais. A sociedade, de forma geral, não está habituada a lidar com diferenças de pensamento e atitude, causada por um pensamento antiquado e não adequado a realidade humana. Todos são diferentes, logo, o pensamento também difere. Por falta de compreensão do outro, algumas pessoas rotulam seus semelhantes pelo motivo de pertencer a uma determinada religião.
Uma forma eficiente de melhorar o aspecto da intolerância é ceder espaço à todas as manifestações de cultura e por meio de campanhas de conscientização mostrar que todos podem conviver bem e em harmonia. Apesar de ser um trabalho que requere tempo, é a única forma de alterar o ponto de vista do indivíduo acerca da sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018