Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Jo


Um país laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião. Embora o Brasil seja oficialmente um Estado laico, é notório que a intolerância religiosa faz-se presente, incitando a violência e limitando a liberdade de crença das minorias.
Em primeiro lugar, é importante enfatizar que a intolerância religiosa é um problema remoto. Na Idade Média, o Tribunal da Santa Inquisição condenou à morte muitas pessoas pelo "crime" de heresia, simplesmente por discordarem da sua crença. Outro exemplo, no Brasil colonial, é o dos escravos africanos que foram proibidos de realizarem seus rituais religiosos, sendo obrigados a professarem a fé católica. Desse modo, surgiu o sincretismo, que originou várias vertentes das doutrinas dominantes, sendo todas elas representantes da pluralidade cultural do país.
Outrossim, o fundamentalismo religioso cresce em vários países, onde alguns grupos tentam impor suas ideologias e princípios aos demais, culminando em atos violentos e de cunho terrorista como, por exemplo, o ocorrido na França, onde o jornal Charlie Hebdo foi vítima de um atentado por publicar sátiras antirreligiosas. Além disso, a bancada religiosa ganha espaço no Congresso Nacional, desenvolvendo projetos embasados em sua fé. Como resultado, coloca-se em questão o laicismo no Brasil, uma vez que mescla questões políticas à valores religiosos de maioria cristãos, subjugando ainda mais as outras crenças. Sendo assim, cria-se um cenário de desafio em lidar com as diferenças. Mahatma Gandhi já levantou o seguinte questionamento:"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz seguir por caminhos diferentes, desde que se alcance o mesmo objetivo?"
Nessa perspectiva, medidas são necessárias para resolver o impasse. O MEC deve investir em projetos educacionais nas escolas, como palestras e oficinas integradoras com as famílias, abordando esse assunto entre a comunidade, além de veiculá-lo à toda população com o auxílio dos meios midiáticos, fomentando o respeito mútuo e aceitação das diferenças religiosas. Ademais, a justiça deve assegurar que a lei contra a intolerância religiosa seja cumprida, punindo de forma exemplar atos de violência.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018