Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por Izblloh


A intolerância, por si só é inaceitável. Visto que cada indivíduo tem sua liberdade garantida pela constituição atual, torna-se consequente a vastidão de escolhas que uma pessoa pode tomar. Dentre suas opções, se encontra a religiosa. No Brasil, infelizmente, a falta de respeito e disseminação do ódio tem crescido, situação mascarada por "princípios religiosos" os quais incitam tal comportamento.
Primeiramente, a intolerância religiosa tem suas raízes firmadas há séculos. A chamada Idade das Trevas, é conhecida historicamente por ser um período controlado pela Igreja Católica, o que rendeu a mesma um poder que vem se perpetuando. Além dos séculos de escravidão que ocorreram no Brasil, situação que levou a população brasileira a repudiar manifestações culturais negras africanas, como também suas religiões. Diante disso, o atual panorama intolerante existente no país, decorre de uma sucessão de atos nos quais a religiosidade alheia a da maioria foi desrespeitada.
Ademais, o discurso de ódio proferido a tantas pessoas gera medo. O perigo da falta de tolerância presente no povo brasileiro tem se tornado cada vez mais real. Inúmeras agressões "em nome de Deus" são relatadas por jornais cotidianamente. Em 2015, uma garota de 11 anos foi apedrejada por evangélicos ao sair de um culto de candomblé no Rio de Janeiro, apedrejamento que a rendeu um desmaio e perda de memória. Esse cenário, evidencia uma violência diretamente ligada ao incomodo com a fé do próximo. Desse modo, torna-se pertinente, que essas atrocidades, dignas da Idade Média, sejam contidas.
Fica claro, portanto, que uma medida deve ser tomada a fim de reprimir esse discurso religioso que fomenta as crescentes práticas odiosas. Cabe ao governo, fiscalizar a efetividade das punições destinadas a esse crime, visto que este se enquadra na categoria de crimes de ódio. Além de incentivar a sociedade a denunciar, por meio de campanhas. Convém também uma parceria entre escolas e famílias, buscando ensinar às crianças sobre respeito a qualquer opção religiosa, por meio de palestras e aulas colaborativas que gerem conhecimento sobre várias religiões, além do apoio dos pais em casa. Com a finalidade de o Brasil, um país laico, a longo prazo, atingir um estado de paz, harmonia e respeito entre fiéis e seus distintos deuses.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018