Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


É inegável a existência de vários tipos de doutrinas em todo o mundo e também no Brasil. Sejam elas referentes aos aspectos políticos, econômicos, sociais ou religiosos, os discursos de ódio ainda se sobressaem às atitudes de respeito nas relações entre pessoas com crenças diferentes. Com base em vários exemplos históricos, religiões antagônicas àquelas predominantes, foram e continuam sendo vítimas de práticas discriminatórias e sofrem com a dificuldade de inclusão na sociedade.
Na idade média, considerada na época a “Idade das Trevas”, a tentativa de construção de uma ideia binária que abrange somente o certo ou o errado, deixa explicito a radicalidade um grupo maioral que, através da violência e alguns conceitos considerados pertinentes em sua religião, tenta impor seus pontos de vista a outras pessoas. Tais exemplos como esse e vários outros ainda são evidenciados atualmente como os ataques terroristas a vários países realizados pelo Estado Islâmico que confundem a liberdade de expressão, utilizada pelo jornal Charlie Hebdo , segundo eles de forma incorreta, com a violência que a eles não foi feita.
Considerando a posição do nosso país, confirmamos também a existência de enumeras manifestações religiosas diferentes. Após o decreto 119-A de janeiro de 1890, o Brasil se tornou um país laico. A partir daí, o estado deixa de ter interferência religiosa e práticas, até então proibida, passam a ser permitidas perante a lei. Contudo, ainda há uma deficiência no entendimento da liberdade de expressão. Muitos de nós ainda crescemos com uma posição religiosa definida, acreditando ser somente essa a correta.
Diante do exposto, é incontestável a prática da intolerância religiosa presente em várias partes do mundo. Considerando que o inicio do problema pode ser nosso processo de criação, cabe a nós enquanto cidadãos, a inclusão de mais práticas educativas que remetam ao respeito à pessoas com ideologias distintas. E cabe também ao estado, enquanto representante, incentivar a educação laica e a promoção de estudos a respeito da diversidade religiosa. Contribuindo assim para uma conivência saudável e a qual todos possam fazer parte.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018