Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por Tom


Pedras, fogueiras e palavras demonstram o lado perverso de uma sociedade, que trata, principalmente, com violência as pessoas que possuem ou expressam uma crença divergente. Nesse contexto, o posicionamento radical e violento parte do não conhecimento de outras religiões como também é derivado da não aceitação de diferentes modos de fé.
Em primeiro lugar, é necessário analisar a falta da prática da alteridade na sociedade. Neste caso, é cada vez mais escassa a capacidade de um indivíduo se colocar no lugar do outro valorizando o diálogo. Desse modo, a consequente falta dessa prática leva diversas pessoas a agredirem aqueles que possuem uma religião diferente do padrão social da maioria, por vezes através da violência ou estigmas criando uma falsa impressão de bem comum, como por exemplo cita Pero Vaz de Caminha relatando o índio como passível a "salvação".
Além disso, é fundamental destacar como um padrão social pulveriza-se e é presente em uma sociedade. Isto é, as aulas de religião em escolas públicas e privadas, como também bancadas e partidos políticos presentes em diversas esferas do poder contribuem de maneira densa com a intolerância, visto que muitas pessoas têm contato com apenas uma vertente religiosa, seja em casa ou na escola, e passam a externalizar uma verdade carregada de preconceito e intolerância.
Fica evidente, portanto, que o conhecimento diverso acerca das religiões e o maior convívio harmonioso com o diferente é necessário para romper com a intolerância. Desse modo, é fundamental que as escolas busquem relativizar o pensamento religioso de seus estudantes, por meio da adição da matéria de filosofia religiosa a sua grade, assim como adicionar a sua carga horária palestras e debates acerca do assunto; cabe as Ongs fazerem campanhas em mídias alternativas de modo a conscientizar e alertar as pessoas quanto a repressão religiosa. Dessa maneira será possível jogar as pedras no chão, apagar as fogueiras e usar as palavras para a união.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018