Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


O Brasil tem uma grande diversidade cultural, e com essa variedade surge um problema com bastante impacto na sociedade, que é a intolerância, ou seja, a não aceitação da pluralidade. Um exemplo forte disso é a intolerância religiosa, mostrando muitas vítimas sofrendo violência física e psíquica por acreditar em algo diferente do outro.
A constituição brasileira de 1988 em seu artigo 5º prevê a liberdade religiosa e de culto, garantindo, assim, o Estado laico. Mas na prática diversas crenças sofrem perseguições, principalmente as que têm afrodescendência, como umbanda e candomblé, problema esse reconhecido pelo governo em 2007 com a criação do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, porém faltando medidas mais eficazes contra esse desrespeito. A falta de diálogo entre as religiões faz aumentar a ignorância entre elas, o que preocupa, pois a falta de conhecimento gera preconceito e discriminação, acarretando práticas violentas de pessoas intolerantes contra as minorias religiosas.
A escola mostra-se em partes omissas[omissa] por não preparar os alunos mais tolerantes, ensinando-os a respeitar a cultura do outro. Já as que tentam realizar uma educação religiosa têm professores simpatizantes de religiões, em sua maioria católica e protestantes, o que fazem o ensinamento ser parcial, mostrando despreparo desses profissionais, influenciando de modo negativo o ensino. Os meios de comunicações têm papel primordial no combate à intolerância religiosa, principalmente a televisão, já que são formadores de opiniões em massa e podem minimizar a discriminação e aumentar o respeito às minorias religiosas.
Portanto, fica clara a necessidade de haver comunicação entre diferentes grupos religiosos para proporcionar integração e melhor relação entre eles. Já a escola, por seu grau de importância, deve ter profissionais especializados voltados à educação religiosa, com intuito de transmitir de modo imparcial o conhecimento sobre as crenças religiosas aos alunos, diminuindo sua ignorância. Há também necessidade da utilização do poder midiático através de propagandas, reportagens informativas à população, e por fim intervenção estatal podendo atuar com novas medidas legislativas punitivas mais severas à essa intolerância e por programas socioeducativos minimizando atos discriminatórios, aos quais as minorias religiosas estão sujeitas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018