Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Brancos, negros, mulatos. Candomblé, catolicismo, judaísmo. No Brasil, a miscigenação de raças e religiões é, notoriamente, marca registrada de um país ex-colônia. Todavia, pelo grande tamanho da diversidade cultural, ainda há a presença da intolerância religiosa marcada pela ignorância e oriunda, historicamente, da proibição ao culto de crenças.
Ser ignorante em relação a algo é não saber a definição, a origem de um termo. Indivíduos religiosos que se restringem a conhecer somente a sua própria doutrina, muitas vezes, acabam sendo preconceituosos em relação a outras, tornando-se, assim, um ser ignorante. No país, essa imposição faz com que uma religião com a maioria de seguidores seja “oficial” e aquelas que fogem a norma passam a ser descriminadas.
É importante afirmar que a sociedade brasileira sempre foi intolerante a algumas religiões. No século XVII, a Companhia de Jesus, formadas por padres com o intuito de espalhar o catolicismo pelo mundo, veio para o país visando a catequizar os indígenas, uma vez que esses – na visão dos sacerdotes – não teriam religião, atropelando, assim, suas crenças e rituais. Dessa forma, hoje, a hostilidade sofrida pelas minorias religiosas é reflexo da inibição das doutrinas do passado.
Logo, para que a intolerância religiosa no país diminua, faz-se necessário que o Ministério da Educação insira o Ensino Religioso em escolas de nível Fundamental, mostrando toda a diversidade de crenças (judaísmo, hinduísmo, etc.); e que junto ao da Cultura promovam propagandas explicativas na internet, rádio e tv. Cabe as instituições religiosas fazerem debates educativos sobre outras doutrinas – defendendo sempre a singularidade de cada. É imprescindível que o cidadão saiba respeitar a sua religião e a do próximo, saber reconhecer as diversidades, não fazendo uso da ignorância, pois já dizia Victor Hugo, poeta francês, que “a tolerância é a maior das religiões”.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018