Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


O Brasil é considerado um país miscigenado no quesito racial, cultural e religioso, mesmo assim, ocorrem intolerâncias. Observou-se, nos últimos anos, um registro de mil casos de intolerância religiosa no estado do Rio de Janeiro. Exemplificando assim, que apesar de ser um país com múltiplas religiões, o Brasil é considerado apresenta guerras em nome da religião. Isto acontece por falta de respeito e amor ao próximo e por preconceito.
É preciso considerar, antes de tudo, como a falta de respeito ao próximo está relacionada com a intolerância religiosa. Devido divergências entre as religiões, a sociedade tenta determinar qual é a correta. No entanto, alguns religiosos não aceitam outras crenças, não respeitando e impondo, dessa forma, as suas, acarretando discussões. Este fato afeta diretamente a liberdade de escolha de cada indivíduo. Liberdade, esta, que está assegurada pela constituição brasileira. Evidenciando assim, a associação da falta de respeito com a intolerância.
Além do respeito, a falta de amor ao próximo também está interlaçada com a intolerância. Nelson Mandela disse: “Ninguém nasce odiando o próximo pela cor da pele, pela sua origem ou ainda pela sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem aprender a amar”. Esta frase exemplifica a relação da falta de amor com a intolerância, uma vez que o amor ao próximo evita conflitos e violência.
Em adição, o preconceito ocasiona intolerância religiosa. Um exemplo foi a xenofobia aos judeus durante a segunda guerra mundial, conhecida com o holocausto, que Hitler liderou. Neste caso, a intolerância levou ao holocausto, extermínio dos judeus. O preconceito desenvolve sentimento hostil contra o indivíduo de outra religião. Fala-se mal das outras por medo de perder fieis, dessa forma, pode-se desenvolver preconceito, uma opinião concebida sem exame crítico, levando a intolerância e violência contra outras pessoas.
Sendo assim, os brasileiros estão vivenciando muitos casos de intolerância religiosa. Para melhorar esses casos, a família, os fiéis e a sociedade devem respeitar e amar mais o próximo, visto que estes quesitos são preconizados pelas religiões. As escolas poderiam ministrar aulas sobre as diferentes religiões e crenças no Brasil, contando as histórias das religiões, suas diversidades e crenças, ensinado a respeitá-las.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018