Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


A intolerância religiosa é um caso de etnocentrismo que em casos extremos e não raros resulta em perseguições. Sendo qualificado como crime de ódio, tais atos truculentos estão presentes desde a formação do Estado brasileiro, do século XVI ao século XXI, guiados por grupos de crença comum.
Na história do país, a Igreja Católica esteve fortemente ligada a questões políticas, liderando muitas vezes movimentos para reprimir minorias. Neste contexto, grupos religiosos ganharam força, a exemplo alguns de matriz africana que se julgavam vítimas de uma elite predominantemente cristã. Fomentando assim, um maior preconceito a religiões.
Ainda no enredo histórico, depara-se com casos de extremismo religioso que se utiliza deste caráter para praticar atos de extermínio, dois famosos exemplos são: o Holocausto e o Estado Islâmico. Entende-se assim, essa parcela da sociedade como precursora deste fanatismo, afinal depositam total crença em líderes religiosos, ou político, apregoando seus entendimentos como o verdadeiro para todos.
No Brasil, Estado laico, existem projetos para romper a intolerância religiosa, como a Lei 9.459 para crimes de discriminação ou preconceito racial, étnico ou religioso, e também o Disque 100 que registra denúncias como a intolerância. Ainda assim, tais medidas não foram suficientes para acabar com a problemática.
Portanto, é evidente o caráter histórico que a intolerância possui no Brasil, principalmente no que tange as de origem africana. É necessário uma maior eficácia na Lei 9.459, junto de uma segurança pós-denúncia. Também, as escolas devem ensinar religião abordando sempre o respeito, para que assim se possa assegurar os direitos as diversidades culturais no país.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018