Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Em "O povo brasileiro", Darcy Ribeiro discorre sobre a existência de 5 "brasis" dentro do país, revelando, assim, a pluralidade inerente ao povo tupiniquim. Tal pluralidade, todavia, se contrapõe com a intolerância existente, sobretudo no que tange a religião. Isso se deve a um passado marcado por uma grande influência da Igreja Católica, além da falta de políticas atuais que visem a representatividade das minorias religiosas.
Em primeiro plano, a intolerância religiosa no Brasil contemporâneo tem nas suas raízes causas históricas. O período colonial do país, por exemplo, foi marcado pela atuação da Companhia de Jesus, que tinha como objetivo primordial catequizar os índios que aqui residiam. Desde então, observa-se um processo de enaltecimento do catolicismo em detrimento dos demais tipos de religiosidade (ou a falta dela). Atualmente, as demais manifestações religiosas, especialmente as de origem africana como o candomblé e a umbanda, sofrem com uma série de perseguições e preconceitos.
Nesse sentido, a falta de representatividade das minorias religiosas auxilia na manutenção da discriminação vigente. Seja em filmes, novelas ou músicas, raramente têm-se a representação de tais minorias e, quando há, são representadas por meio de estereótipos, o que só contribui para reforçar os preconceitos já existentes. A representatividade, contudo, é imprescindível no processo de empoderamento das diferentes religiões e um meio de discutir e questionar os preconceitos supracitados.
Destarte, a violência sofrida pelas diferentes manifestações religiosas se transfigura em um grande problema no Brasil hodierno e medidas são necessárias para resolver a questão. Como disse Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Visto isso, recai sobre o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cultura, o compromisso de instituir nos colégios palestras ministradas por representantes das diferentes religiões, a fim de formar indivíduos que respeitem as diversas crenças. Além disso, o Governo Federal deve, por meio das emissoras abertas de televisão, promover campanhas de abrangência nacional visando estimular uma maior representatividade dessa vertente da sociedade. Assim sendo, dá-se mais um passo em direção a um Brasil que sabe honrar a sua pluralidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018