Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por Lucas


Durante a descolonização da Índia, o pacifista Mahatma Gandhi incentivou os indianos a não lançarem mão da violência em suas manifestações. Entretanto, os conflitos constantes entre hindus e muçulmanos no país eram um desafio a ser vencido. Por estimular a convivência harmoniosa entre os fiéis, Gandhi foi assassinado, o que revela os perigos associados à intolerância religiosa. Aqui no Brasil, o preconceito religioso é uma problemática, estando associada à educação infantil e ao movimento neopentecostal.
O Cristianismo é a principal religião brasileira, incorporando mais de 90% da população. A maioria das crianças do país acaba sendo direcionada aos dogmas cristãos, concebendo-os como modelo ideal de vida. Contudo, essas crianças acabam sendo inseridos na concepção de que as outras religiões são erradas, originando-se, assim, o preconceito e a intolerância. É necessário que essa realidade mude e as escolas devem ser os agentes dessa transformação. Como disse o filósofo Jean-Jacques Russeau: “ A educação das crianças é um ofício em que é necessário saber perder tempo a fim de ganhá-lo”.
Ademais, o movimento neopentecostal também se mostra como um fator relevante. Esse fato social propaga a demonização das religiões afrobrasileiras e, assim, acaba disseminando o ódio ao Candomblé e à Umbanda, principalmente. Em estudo realizado pela PUC-SP, 430 de 840 terreiros avaliados foram alvos de vandalismo. Evidentemente, isso se mostra um problema, uma vez que a Constituição Federal resguarda a inviolabilidade dos locais de culto.
Portanto, é fundamental que a sociedade se mobilize em prol da atenuação da intolerância religiosa. Nesse sentido, é indispensável que as escolas de ensino básico instruam seus alunos ao respeito com as crenças alheias, mesmo aquelas que não são sejam cristãs. O uso de panfletos e cartilhas com animações podem ser usadas na propagação desse ideal. Em consonância, as igrejas neopentecostais precisam educar seus membros a não praticarem vandalismo contra locais de culto de religiões de origem africana, dando palestras que expliquem a necessidade da convivência pacífica. Dessa forma o anseio de Mahatma Gandhi será concretizado aqui no Brasil.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018