Título da Redação: Religião: liberdade e respeito

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


A religião surgiu no mundo em razão das necessidades do homem em crer em um ser divino de natureza superior. No Brasil, desde sua colonização com a chegada dos portugueses no século XVI, até a atual sociedade contemporânea, existe uma grande adversidade cultural presente, o que implica afirmar a existência do laicismo, e não de uma religião dominante.
Pelo simples fato de um cidadão não seguir doutrinas cultas de um determinado grupo religioso, não significa que este tenha que ser agredido, desrespeitado ou menosprezado. quando os portugueses chegaram ao brasil, em busca de ouro, o primeiro impacto foi com os nativos da região, pero Vaz de caminha escreveu ao rei de Portugal D. Manuel I que deverias "salvar os nativos" catequizando-os, então os jesuítas vieram ao brasil com a missão de catequizar os índios. Sem qualquer respeito a sua cultura, crença ou religião os jesuítas os converteram ao catolicismo.
Em vista disso, é importante salientar que o desrespeito a uma religião, ou até mesmo a extinção de qualquer culto, pode de certa forma influenciar toda uma futura civilização. cada individuo no meio social tem sua livre conduta e liberdade de escolha, a escolha religiosa deve ser feita de forma consciente, e ninguém pode ser chamado de profano, ou pecador apenas por não querer seguir determinada doutrina.
A sociedade Brasileira do Seculo XVI, e atual do Século XXI, ambas no quesito religioso, possuem semelhanças, assim como os portugueses não respeitaram a religião e os princípios dos nativos, os convertendo a uma religião divergente da sua, assim são os grandes lideres religiosos que atuam no brasil, querem de qualquer forma que o cidadão siga a sua religião, afirmando ela a ser a correta, chamando de profano e pecadores os que se recusam a segui-la.
A maneira mais correta para amenizar o preconceito e a intolerância religiosa no brasil, é educando as crianças, e conscientizando a população. essas medidas são de cunho governamental, é essencial que o ministério da educação (MEC) junto às instituições governamentais responsáveis, criem programas de cunho social voltados para educação religiosas, e que seja criado uma emenda constitucional tendo como lei a criação de uma matéria: a religiosidade e diferentes aspectos culturais, que seja implantado nas redes de ensino públicas e privadas, afim de ampliar o conceito de religião e respeito.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018