Título da Redação: Religião não justifica violência

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gabi Silva


Desde o inicio da civilização que a sociedade encontra dificuldades em aceitar as diferenças, principalmente com a diversidade religiosa presente no mundo, como consequência disto encontra-se a intolerância religiosa, na qual são praticas ofensivas a diferentes religiões e crenças. Apesar da pluralidade religiosa existente, ainda é muito comum o preconceito entre pessoas que seguem diferentes crenças e costumes. Partindo de ofensas e levando a casos mais sérios como a violência e ferindo os direitos humanos a intolerância religiosa vem sendo bastante discutida atualmente.
Devido a vários conflitos na história em que utiliza da religião para justificar a violência, foi adotada uma maneira de acabar com isso, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no qual impede a intolerância religiosa e qualquer ato violento que ligue as religiões do mundo. No entanto, sabemos que hoje em dia, essa declaração não é tão respeitada, pois vários conflitos que acontecem no planeta ainda envolve as religiões.
Um exemplo, são os conflitos entre fundamentalistas radicais muçulmanos e não muçulmanos no Afeganistão, o qual vem amedrontando pessoas de várias partes do mundo com atos de terrorismo. Esses grupos misturam a religião seguida a diversos fatores políticos e econômicos o que acaba levando a guerras entre radicais e democráticos.
A liberdade de escolher a religião a ser seguida, além da liberdade de expressão é claramente defendida e deve ser respeitada. A religião não pode servir para justificar atos violentos e todos devem ser tratados de maneira igual independente das crenças seguidas.
O Brasil, por exemplo, é um país laico, no qual se encontra várias religiões e o indivíduo tem a liberdade de escolha. Mas como sabemos, não é bem isso que acontece, muitas pessoas em nosso país ainda sofre com o preconceito. Uma das principais religiões que sofre discriminação atualmente vem sendo o Candomblè, de origem africana e muito comum na cidade de Salvador.
A intolerância religiosa está presente em todo lugar, alguns com mais intensidade outros menos, mas sabemos que em pleno século XXI não devia mais existir um mal que vem causando problemas desde a Antiguidade. Devemos respeitar as diferenças, não importa qual seja.
Uma maneira de amenizar o problema e tirar a ideia de preconceito da cabeça das pessoas, seria começar pela educação, ensinando e passando informações a crianças e jovens sobre a diversidade religiosa do país, especificando o conteúdo de cada religião. Felizmente muitas escolas já adotam essa medida, o que significa que estamos no caminho certo, entretanto, ainda temos muito o que melhorar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018