Título da Redação: Religião: Um bem recíproco, ou um mal de todos

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por Matheus Queiroz


A intolerância religiosa na sociedade brasileira tornou-se realidade. Esse ato perjura-se um incômodo na vida de muitas pessoas que são vítimas das ações dos agressores que não respeitam a vigência de outra religião divergente a sua. Segundo a historia, integrantes de religiões antagônicas àquelas predominantes na maior parte do mundo, sempre sofreram com práticas discriminatórias e com a dificuldade de inclusão na sociedade. Comprova-se isso pelo fato de no Brasil, outras religiões só terem ganhado espaço após a promulgação da república em 1889.
Com o decreto 119-A, de 17 de janeiro de 1890, o Brasil tornou-se um país laico, ou seja, o estado separou-se da religião, impondo assim, liberdade de práticas religiosas até então proibidas. No entanto, é indubitável que a mútua convivência entres ambas religiões não faz parte do contexto social brasileiro, uma vez que, o número de atos criminosos e preconceituosos contra religiões como o candomblé está cada vez mais presente na sociedade brasileira.
Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar. Esse relato de Nelson Mandela, nós permite perceber que a intolerância religiosa é repassada por gerações, podendo assim, ser erradicada.
Diante do exposto, percebemos as raízes da intolerância religiosa,e os transtornos que as vítimas vivenciam com essa prática. Assim, é dever do estado, enquanto representante do povo, proteger as vítimas de tais atrocidades, criar campanhas que conscientizem a população a respeitar-los,e impôr leis mais rígidas e punições mais severas para os descumpridores da lei. Anexe a isso, investimentos em educação e capacitação de profissionais comprometidos em ensinar à novas gerações os deveres e o direitos de cada um, contribuindo para alcançar uma convivência social agradável e harmoniosa a todos que fazem parte dela.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018