Título da Redação: Religião versus ignorância

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Anderson Oliveira


É indiscutível que a intolerância religiosa vem sendo alvo de grandes divergências na sociedade brasileira. Dentre tantos fatores relevantes destaca-se o preconceito para com as religiões de matriz africana, como o candomblé e a Umbanda, que durante muito tempo foram ligadas à imagem do escravo negro e do pobre.
Sabe-se que durante muito tempo, a igreja perseguiu e proibiu cultos à deuses africanos, impedindo assim, muitos escravos africanos de adorarem aos seus orixás. Tal fato acabou gerando grande impacto na sociedade, que ainda hoje em dia liga a ideia das religiões e crenças afrodescendentes à imagem do pobre e escravo justamente por estarem atreladas a esses paradigmas do passado. Tomamos como exemplo o caso no Rio de Janeiro, de uma criança - praticante do candomblé - que foi agredida com pedras por protestantes que alegavam a possessão da garota por demônios ou algo do gênero. Dentre gritos e ofensas a respeito de sua religião, a menina foi apedrejada e se dirigiu ao hospital, em que determinado médico recusou-se a atendê-la justamente por ela ser praticante do candomblé.
O fato de muitas pessoas ainda ligarem tais religiões à uma imagem negativa mostra o quanto ainda precisamos evoluir em questão de conhecimento quanto ao culto à orixás, que também são forças divinas que pregam o amor e fraternidade.
Portando, uma solução viável seria adotar matérias de ensino religioso nas escolas de um modo mais aprofundado, sempre passando conhecimentos sobre doutrinas de toda e qualquer religião, para que nossos alunos saibam o que é melhor para eles e assim escolham sua religião com base em informações completas a respeito de o que cada uma prega. Sem esquecer também de que a fiscalização e a punição deve prevalecer para quem desrespeitar toda e qualquer doutrina que não seja a sua.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018