Título da Redação: Religiosidade intolerante.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Clara Maria


Ao escrever "O povo brasileiro", Darcy Ribeiro torna compreensível como os brasileiros, sob todas as influências sofridas, vieram fazendo a si mesmos para tornarem-se o que são hoje. Apesar de o Brasil ser um país de território multirracial e multicultural, como o próprio livro enfoca, o palco do cenário religioso ainda é sustentado pelos pilares da discriminação, violência, exclusão e preconceito.
Em virtude disso, não é difícil apontar circunstâncias em que o pensamento e as ações são embasadas em perspectivas estritamente intolerantes. Casos como o da adolescente de 11 anos, adepta do candomblé, atingida na cabeça por uma pedra, a morte misteriosa do médium Gilberto Arruda e os saques ao túmulo de Chico Xavier, refletem quão intransigente e inflexível a sociedade é capaz de ser, já que além de tentar imprimir superioridade frente a outras opiniões, utiliza-se das maneiras mais agressivas, cruéis e impetuosas para tal determinação.
Ademas, é ainda mais preocupante quando entre em cena a diversidade de assuntos, cujas resoluções são embasadas em crenças e não na ética, a exemplo do aborto e o homossexualismo, tornando a resolução dessas problemáticas ainda mais conflituosas, uma vez que as bancadas parlamentares religiosas - seja ela qual for - julgam tais questões sobre os holofotes da fé. É fato: problemas sociais não devem ser julgados em função de religiosidades, uma vez que isso pode alimentar a compreensão e ameaçar o exercício da democracia.
Portanto, faz-se necessário primeiramente o combate dessa violência sustentada na doutrinação, por meio de campanhas conscientemente civilizatórias, divulgadas em todos os âmbitos comunicativos, e se necessário, punições mais severas a quem as pratica. Ainda, é preciso divergir as soluções dos problemas de cunho social, em busca e um consenso em que a sociedade no âmbito da soberania popular, possa ter suas perspectivas atingidas e suas liberdades garantidas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018