Título da Redação: Respeitando à diversidade religiosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


A intolerância religiosa é uma ideologia de atitudes ofensivas por motivos de aversão à outras crenças que está significativamente se tornando uma perseguição. Portanto, é de extrema gravidade o fato de alguém sentir ódio por aquilo que não aceita e praticar atos que ferem a liberdade humana. Por isso, é necessário analisar esses comportamentos, visando uma relação harmoniosa ente as religiões.
O Brasil convive com a imposição religiosa desde a sua formação, quando os portugueses chegaram e catequizaram os índios, destruindo toda a cultura de crenças na qual acreditavam. Entretanto, hoje a nação brasileira é composta por uma diversidade religiosa, dentre as quais estão o catolicismo, protestantismo, candomblé, entre outras. Porém, as que mais sofrem com constantes preconceitos são as afro-brasileiras, que por usarem instrumentos diferentes em seus cultos, são chamados pejorativamente de "macumbeiros".
É preciso ressaltar que o Brasil é um país laico, ou seja, não há uma religião oficial e o Estado se mantém neutro quanto a isso. O problema surge quando a discriminação acontece, gerando conflitos entre as crenças distintas. Um exemplo disso foi a Quebra de xangô, em 1912, que aconteceu na capital de Alagoas, quando ocorreu a destruição de terreiros e objetos religiosos, incluindo os espancamentos à pais e mães de santo, gerando medo em todos os adeptos da religião.
Torna-se evidente, portanto, que mesmo em um país considerado laico em sua Constituição Federal, o temor em expressar a religiosidade ainda é um impasse. O poder legislativo deve aumentar as penas para crimes de intolerância religiosa, a fim de tornar patente a seriedade do problema para minimizar os casos ocorrentes. É fundamental que as famílias e as escolas perpassem os valores humanos para as crianças, com a intenção de que elas cresçam conhecendo e respeitando todas as religiões.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018