Título da Redação: Respeitar a liberdade do próximo

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Samuel Mordente


A intolerância no sentido geral está presente desde a antiguidade. As mais graves são: a religiosa e a cultural. A palavra religião vem do latim “religare” que significa reunir, na interpretação atual seria: reunir com a divindade. Mas em vez disso é a primeira que nos separa.
A religião deveria nos unir primeiro, para depois nos religar com o deus seja qual for a crença. Mas ao longo de 2000 anos de história podemos perceber inúmeros casos de intolerância religiosa que provocaram os maiores genocídios da história. Estes genocídios estão diretamente ligados às religiões monoteístas tais como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Exemplos dessas atrocidades são: a Santa Inquisição e atualmente o terrorismo religioso.
A diversidade religiosa existe desde os primórdios da história humana, e com a variedade cria-se a intolerância que conduz ao preconceito e a superioridade em relação ao resto. Existem hoje em dia mais de 10 mil religiões no mundo, e a maioria não aceita nem respeita a crença do próximo, visto que estão sempre tentando converter a pessoa que acredita em algo que difere da sua crença. Ao fazer isso não se respeita a liberdade do outro, mas para os religiosos ao respeitar esta liberdade eles estariam condenando aquele ser ao inferno, por isso interferem.
A intolerância religiosa, portanto, é um problema não só religioso, mas cultural também pois uma parte da cultura de um povo é a sua religião. Dessa forma, visando resolver este problema, o estado por ser laico deve fazer valer essa imparcialidade sem favorecer nenhuma religião do país, podendo promover palestras de tolerância e respeito no trabalho. Além de realizar uma parceria com os futuros pais para que possam educar nossas crianças para que possam respeitar a crença do outro.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018