Título da Redação: Respeite as religiões!

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Elizabeth


A sociedade brasileira possui o livre arbítrio em escolher e difundir suas crenças dentro do Estado nacional, pois conta com o sistema de laicidade, ou seja, o Estado não interfere na religião. No entanto, observa-se, pelo contexto histórico do Brasil, que a grande diversidade cultural a qual o país está submetido, apresenta também uma mescla de diferentes religiões. Isso acaba gerando vários conflitos entres os diversos grupos religiosos, pois a falta de conhecimento sobre a cultura religiosa de cada um resulta na falta de respeito. É a partir desse contexto que faz-se necessário reorganizar os valores da sociedade a fim de modificar esses pensamentos discriminatórios.
De acordo com a História do Brasil, sabe-se que durante o período de colonização vários povos, de diferentes regiões, destacando-se o povo africano, foram levados à Colônia Portuguesa a fim de serem escravizados e povoar o país. Com isso, a cultura religiosa africana também foi difundida em todo o território. Entretanto, o movimento de catequese praticada pela igreja católica, tenta modificar tanto as crenças desse povo quanto a dos índios brasileiros. É com isso que nasce um sentimento discriminatório e preconceituoso com as diferentes religiões, o que reflete na sociedade atual. De acordo com a Secretária de Direitos Humanos, os grupos que mais sofrem com a intolerância religiosa, são os afro-brasileiros, demonstrando essa reflexão.
Além disso, observa-se, também, que os movimentos migratórios que ocorrem no século XXI, por conta de guerras, principalmente na região do Oriente Médio, proporcionou a entrada de grupos muçulmanos no Brasil, o que pode ser considerado preocupante. Isso ocorre pois muitas comunidades religiosas existente no país, acabam se manifestando de forma discriminatória. Em relação a isso e, também levando em consideração a mescla religiosa do país, observa-se que a intolerância religiosa tem se intensificado e vem tomando proporções ainda maiores, como a ocorrência da violência física. Isso é demonstrado através das diversas notícias sobre agressões contra grupos religiosos opostos.
Diante disso, fica claro que mesmo com a liberdade de expressão religiosa presente no Brasil, a sociedade ainda se comporta de maneira preconceituosa. Então, fica sob o domínio do Governo Federal a criação de medidas que visem reeducar a sociedade através da divulgação de conceitos sobre as diferentes crenças presentes no país. Para isso, precisam colocar dentro da matriz educacional, em escolas, assuntos ligados à aceitação dos diferentes valores religiosos. Deve, também, fazer a divulgação por meio de eventos culturais a fim de reativar valores de respeito. Poderia, juntamente com o setor judicial, intensificar as leis com a finalidade de obter maior respeito entre os grupos religiosos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018