Título da Redação: Respeito: a base de qualquer sociedade

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por M


O livro Sentimento do Mundo, escrito por Carlos Drummond de Andrade, em meados da década de 40, retrata um sentimento de dor, insegurança, agonia e medo diante do cenário vivenciado no período. O mundo estava sendo palco da Segunda Guerra Mundial e da ascensão do Nazifascismo , assustando a população global. Hodiernamente, esse fato se repete. Conflitos travados em decorrência da intolerância religiosa e a atuação de grupos radicais, como o Estado Islâmico, amedrontam pessoas ao redor do globo terrestre.
Budismo, Judaísmo, Catolicismo e Islamismo são algumas das religiões encontradas no território nacional. Além de ser um poderoso remédio espiritual para os indivíduos, a religião, para aqueles que acreditam, é capaz de proporcionar um melhoramento no bem-estar físico e mental e é uma eficiente ferramenta para unir pessoas, mantendo a coesão social. Entretanto, a partir dela também é possível começar conflitos e brigas, quebrando com a pacificação da sociedade. Um exemplo disso foi o atentado contra o jornal Charlie Hebdo em janeiro de 2015, em consequência das ácidas críticas que satirizavam a figura do líder islâmico e de Maomé, deixando doze mortos.
Os seguidores do Candomblé e da Umbanda, tendo em vista que são religiões afro-brasileiras, são alvos frequentes de violência em ambiente escolar e profissional, recebendo provocações, ofensas e até agressões. Isso se deve à um preconceito que permanece enraizado na sociedade, que julga e pressupõe que a apenas a própria crença deve ser respeitada. Prova disso é que, segundo dados publicados pelo GLOBO, de um total de 53 denúncias, 22 eram de seguidores dessas religiões. Contudo, apesar de preocupantes, casos como esses não chegaram em uma situação de dimensão como a luta entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte, por exemplo.
A liberdade religiosa é algo irrefutável, inerente a qualquer cidadão. Diante dessa realidade, para que situações como essas sejam solucionadas, é primordial que o Estado crie mais pontos de denúncias pelo país capazes de resolver esses problemas de forma mais rápida e eficiente, punindo com maior rigidez os transgressores. Ademais, é inexorável que o Ministério da Cultura forneça debates, palestras e campanhas, principalmente em escolas, que informem os jovens sobre a importância de respeitar outras doutrinas, além de utilizar a mídia como aliada para difundir esses valores, que são essenciais para a construção de uma sociedade pacífica e civilizada.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018