Título da Redação: Respeito: o valor que falta na sociedade brasileira

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por Isabella Pereiira


Relativo à intolerância religiosa contra as matrizes africanas, é possível afirmar que a opressão com as religiões no Brasil são decorrentes e a cultura afro-brasileira é a que mais sofre com esse problema. Isso se evidencia não só pela prática de descriminação, mas também pelos atos violentos que, infelizmente, faz parte do cotidiano dos praticantes da doutrina africana.
É nítido o processo em que boa parte do que é produzido pelo negro é desvalorizado ou considerado estranho, tendo em vista que não há o devido respeito com o que constitui o povo brasileiro, que é a miscigenação. O modelo dos princípios africanos no Brasil se originou através do tráfico de escravos no século XVI, e esse pode ser o motivo para a crença ser muito descriminada. Há de se considerar que a influência de alguns grupos neopetencostais, talvez, possa estar ligada à intolerância, uma vez que reforça o imaginário popular de que a cultura afro-brasileira é “demonizada”, aumentando ainda mais a perseguição.
Somado a isso, as ações violentas, lamentavelmente, participa da rotina dos praticantes de religiões afrodescendentes, haja vista os diversos casos de agressões verbais e físicas, postagens em redes sociais e, em casos extremos, invasões de terreiros onde se praticam os serviços religiosos, ocorrendo furtos, quebra de símbolos sagrados e incêndios. Segundo o site da globo, o G1, em 2015 uma menina de apenas 11 anos foi apedrejada por homens que à viram saindo de uma cerimônia religiosa do Candomblé, os que praticaram o ato ficaram impunes, transparecendo para a população que mesmo com o relato de opressão, apenas poucos casos são levados á ação judicial.
Dessa forma, a falta de subnotificação dos casos são indícios de como o problema precisa ser levado a serio. A sociedade necessita se atentar ao tema e nacionalizar o debate mostrando com palestras as diversidades de culturas e crenças presentes no país. Além disso, os Estados e o Governo Federal devem não só implantar políticas públicas mais efetivas criando programas nas escolas para instruir os alunos sobre as diferentes formas de optar por seu seguimento religioso, respeitando todas as decisões, mas persistindo na legislação já existente, que declara crime a intolerância religiosa a fim da defesa de um Estado Laico.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018