Título da Redação: Salvação por meio da discriminalização

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Amanda Costa


Desde a antiguidade, os problemas relacionados à intolerância, seja ela advinda de qualquer aspecto, provoca diversos conflitos e discussões. Cada vez mais surgem novas religiões, com inúmeras crenças. Porém, algumas dessas religiões são extremamente etnocentristas, ou seja, acreditam que a sua crença é superior ou mais verdadeira que as demais, causando assim, incentivo ao ódio à fé alheia e delitos cada vez mais graves.
Por conta disso, diversos casos onde a intolerância impera são cada vez mais corriqueiros, e a necessidade de algumas religiões tem em discriminar outras que não possuem o mesmo credo, faz com que cada vez mais essa intolerância seja visível. O Brasil como sendo um dos países com cultura mais diversificada, possui uma quantidade extremamente extensa de credos, movimentos e manifestações.
É importante ressaltar também, que o ódio disseminado por parte de algumas dessas crenças, faz com que um ciclo se crie em que uma religião sempre terá a necessidade de permanecer frente à outra. É o que acontece em alguns países da Europa, onde a religião Islâmica, por exemplo, acredita na purificação da alma por meio do extermínio daqueles que não apoiam ou acreditam na crença que o alcorão traz.
No contexto atual, percebe-se que membros dessas religiões utilizam o preceito que a maioria dos males causados por eles, são facilmente explicados e reparados pelo bem maior. No entanto, a crença de que algo superior acompanha todos os passos e rege todas as decisões torna contraditório tais pensamentos, pois, se o bem maior é alcançado através da discriminação e da não aceitação de outros, não há explicação lógica para a diversidade de crenças e manifestações existentes, pois, se fosse dessa forma, deveria haver uma que fosse superior a todas as outras.
Portanto, a reparação dessa intolerância deve surgir principalmente no ambiente familiar, onde são introduzidos grande parte dos indivíduos de uma comunidade à religião, variando de acordo com o país e no caso do Brasil, de acordo com o estado. Em segundo lugar, a escola deve demonstrar e promover a educação religiosa, onde desde a infância os cidadãos conhecerão as diversas crenças e religiões existentes, diminuindo assim, a quantidade de casos onde essa intolerância ocorre pela ignorância e não conhecimento de fatos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018