Título da Redação: Se houver guerra que se leve a paz

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 3 anos por Maria Paula


A demonstração de fé e cultura consagrada na época da escravidão, já chegou a ser venerada e reverenciada com o devido rigor, porém com o passar dos anos o brasileiro passou a adotar o hábito de criticar as religiões que não fazem parte de sua crença ,e consequentemente, julgá-las de forma desprezível. Originando o preconceito religioso, que por sua vez, prega o contrário no que se diz a paz.

O principal alvo de agressões físicas e psicológicas são as religiões vindas da África, tais como o Candomblé e a Umbanda, que visam o culto á deuses e orixás. Há com grande preponderância a discriminação por parte de pessoas que veem a prática de rituais africanos em terreiros ou instituições públicas, a manifestação de demônios. Introduzindo os crimes advindos do preconceito como agressões de forma nefasta e odiosa, que de forma brutal os religiosos ficam traumatizados por apenas seguirem uma religião que não pertence ao majoritário.

Entretanto, há no Brasil, eventos que celebram a miscigenação de crenças, como a “Lavagem das Escadarias do Senhor do Bonfim” que acontece há décadas, e os candomblecistas se unem aos católicos como forma de demonstrar a igualdade entre as crenças.

Diante da complexidade preconceituosa que está um pouco longe de ficar desanuviada da discriminação imposta por vários vínculos religiosos, a união e a paz imposta por estes dogmas deve ser seguida como base para pensar e ser refletida nos meios públicos, sendo necessária para a conscientização da sociedade. Além disso as famílias conservadoras devem ensinar aos mais jovens que para respeitar não significa aceitar. Sendo assim, o país finalmente conduzirá o respeito mútuo que todas as religiões, seitas e filosofias pregam.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018