Título da Redação: Segregação pela Religião

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Leandro Vargas Mattioli


A intolerância religiosa no Brasil, inaceitavelmente tem proporcionado um ambiente que prevalece a imposição de múltiplas verdades, culminando em conflitos que ferem a dignidade humana.
Sabemos que a diversidade racial que compõe a população brasileira, tem como base majoritária descendentes africanos. Essa miscigenação promove certa variedade cultural e religiosa responsável infelizmente por dar inicio ao processo discriminatório contra as religiões, principalmente as de origem afro descendentes.
Hoje no atual momento do Brasil, presenciamos a segregação de povos desencadeada pelas imposições controladoras das religiões. Certas doutrinas religiosas contradizem na prática seus princípios humanitários, o que leva alguns adeptos a cometerem atos extremos de intolerância contra seguidores de outras crenças tendendo aumentar as barreiras pela fé. A exemplo disso, segundo o que é pregado pelo Neopentecostalismo, o demônio deve ser eliminado do mundo, sendo que outras entidades religiosas que não partilham deste objetivo, incentivam a manifestação deste demônio. Partindo destes princípios, observa-se atos de extrema intolerância principalmente contra religiões de cunho africano, assim como ocorreu no mês de junho de 2015 no Rio de Janeiro onde uma menina de 11 anos praticante do Candomblé foi apedrejada na cabeça e insultada por dois homens que portavam Bíblias nas mãos e que supostamente pertencem a seitas cristãs evangélicas ou neopentecostais.
Infelizmente a base da intolerância religiosa ainda é o preconceito racial que alimenta este sentimento de repulsa com o outro. Movimentos pelo Brasil vem surgindo contra estes atos, contudo ainda não adquiriram a força devida para causar mudanças significativas frente a um quadro preconceituoso e conflitante como o do nosso país. Mesmo assim espera-se que as pessoas se tornem mais conscientes, não deixando confundir criticas com intolerância, isso porque devido ao dinamismo das informações, são distorções recorrentes dentro da população brasileira.
Desta forma contribuiremos para mudar esta realidade do Brasil. Transformando a intolerância religiosa em respeito mutuo pela opção do outro, e que as múltiplas verdades se solidarizem e convivam harmoniosamente para uma evolução da sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018