Título da Redação: Sem título

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Hugo Oliveira


Desde a queda do Absolutismo nas nações europeias e os processos de Independência em suas colônias, os Estados vêm se separando da religião e estabelecendo a liberdade de crenças a seus habitantes, mediante leis federais. Contudo, no Brasil, os atos de intolerância religiosa são cada vez mais comuns, sobretudo com crenças de matriz africana, o que evidencia o racismo e o preconceito de grupos religiosos fundamentalistas em nossa sociedade.
É preciso considerar que as religiões de matriz africana no Brasil, como a Umbanda e o Candomblé, fazem parte da cultura do povo negro, gerando o preconceito. Por terem sido trazidas ao Brasil pelos escravos africanos, no contexto do Brasil Império - quando a religião oficial era o Catolicismo - esses cultos eram tratados como "bruxaria e satanismo", portanto, reprimidos pelas autoridades e pela "família tradicional". Consequentemente, nossa sociedade permanece apenas aceitando a cultura europeia imposta pelos portugueses e rejeitando a diversidade popular.

Além disso, é válido ressaltar o radicalismo de grandes líderes religiosos em seus discursos, funcionando como uma "fábrica de ideias". Por exemplo, o Pastor que passa a seus fiéis mensagens de ódio e intolerância contra as demais religiões, muitas vezes incitando o ataque físico e moral. Um caso real desse comportamento ocorreu no Rio de Janeiro no ano de 2015, quando uma criança voltando de um ritual candomblecista foi apedrejada por fanáticos religiosos, o que revoltou a população.

Visto isso, é notório que os casos de intolerância religiosa no Brasil são causados pelo racismo e pelo fundamentalismo das grandes Igrejas. Portanto, é necessário que o Estado, através da Secretaria Especial de Diretos Humanos, promova campanhas educativas de conscientização e respeito às diferenças por meio da mídia e das escolas, usando comerciais e palestras, pois de acordo com Nelson Mandela, "a educação é a melhor forma de mudar o mundo".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018