Título da Redação: sem titulo

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


A não aceitação da diversidade religiosa em nosso país tem se tornado um problema preocupante. Isso é afirmado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, que até julho de 2014 recebeu diferentes denúncias de intolerância religiosa, sendo que grande parte dessas, envolveram violência. Dessa forma, medidas cujo objetivo seja lutar contra e reduzir de maneira satisfatória essa triste realidade, devem ser implementadas.
A intolerância religiosa tem origem histórica no Brasil. No período da colonização, os africanos escravizados e os índios nativos foram forcados a abandonarem as suas religiões e a seguirem o Catolicismo, religião praticada em Portugal. No contexto atual, nota-se que o objetivo desse processo não foi plenamente alcançado, uma vez que nossa nação é riquíssima de diversas religiões. No entanto, essa situação ainda provoca em alguns grupos de pessoas sentimentos de ódio e de repugnância, pelo simples fato de existirem indivíduos que compartilham uma fé diferente. Esse preconceito, infelizmente, acarreta consequências desagradáveis que devem ser evitadas.
Dentre os efeitos desse tipo de intolerância, é válido ressaltar os crimes cometidos como agressão física, incêndios nas igrejas e templos, e até mesmo guerras. Além disso, é importante relembrar que o extremismo religioso é arma poderosa para dizimar populações, já que incita o terrorismo, como tem acontecido recentemente no Oriente Médio, pelo grupo conhecido como Estado Islâmico. Isso implica na urgência em aplicar caminhos para sanar esse viés danoso na nação brasileira.
Portanto, para combater a intolerância religiosa, é necessário implantar medidas eficazes. A Família deve desde a infância dos filhos, ensiná-los a respeitar as diferenças religiosas existentes e dá-los a liberdade de escolher qual religião seguir. Ainda, o Governo juntamente com a Mídia, pode promover campanhas educativas acerca do tema. Ademais, a Escola deve realizar feiras culturas, demonstrando aos alunos as riquezas e importâncias de cada religião. Afinal, segundo Hellem Keller, " o resultado mais sublime da educação é a tolerância"

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018