Título da Redação: Sem titulo

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


A nação sofre com a intolerância religiosa desde a colonização do País. Isso pode ser notado, não apenas pela completa discriminação sofrida pelos índios, os quais foram catequizados contra sua vontade pelos colonos, mas também pela elevada desvalorização e preconceito a religiões afro-brasileiras, derivadas do período escravocrata. Dessa forma é necessária uma forte intervenção do Estado, da escola e de ONG ’s para tentar banir esse mal.
É fato que os colonizadores portugueses trouxeram sua cultura e suas crenças religiosas para o Brasil e ao terem se deparado com um povo com costumes diferentes dos seus expressaram-se com atitudes etnocêntricas. Vale ressaltar que os colonos por terem designado os nativos como incivilizados sentiram-se no direito de trazer jesuítas para a colônia para transformar esses habitantes em cristãos. A parti da análise da história do País fica evidente que em busca do fim da discriminação religiosa, o Governo deve impedir qualquer ações semelhantes as da colonização, ou seja, deve garantir que nenhuma religião tente se impor sobre outra.
Outro ponto cabível a ser destacado é a desvalorização não só religiosa, mas também geral a tudo que vem dos negros. A discriminação racial assim como a religiosa é um crime grave a dignidade de um ser, mas as “raízes” históricas fazem com que esses tipos de preconceito contra etnias diferentes seja mantido. Sendo assim o Estado deve usar de medidas cabíveis a situação como colocar o estudo da cultura e religião africana na grade curricular escolar, pois somente a educação pode mudar a história de uma nação.
Fica claro, portanto, que o fim da intolerância no Brasil depende de um maior conhecimento sobre a história do País. Assim sendo possível que o Estado trabalhando junto a Escola desenvolvam projetos que levem conhecimento aos cidadãos sobre a importância do fim desse mal. Além disso as ONG ’s que lutam pela igualdade racial deve também conscientizar a população de um modo atrativo como por meio de eventos que contenham demonstrações de cultos africanos, trabalhando assim para a desmarginalização da cultura e das crenças afro-brasileiras.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018