Título da Redação: Sem titulo

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


A única religião a ser aceita é aquela que é seguida pela maioria da população. A violência deve ser usada em casos de embate ideológico. Obviamente essa é a visão errada de uma sociedade conservadora que, além de não reconhecer a diversidade cultural religiosa brasileira, desconhece a liberdade de escolha, citada na constituição do Brasil, de cada cidadão. A formação cultural do brasileiro pós-colonização, iniciada no século XVI, teve um histórico de imposição do colonizador perante o colonizado, dificultando, assim, a aceitação de diversas posições divinas.
Segundo o pensador e filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele, logo, se a educação da população canária está corrompida, as ações desse grupo será espelho do problema. Dificilmente um indivíduo aceita de forma natural o desconhecido. A falta de conhecimento auxilia, infelizmente, no desenvolvimento de um pré-conceito quando alguém pratica ações religiosas não comuns aos olhos do infrator. A união de uma historia de doutrinações com uma educação falida gera não só um problema de difícil resolução como um agente limitador da disseminação cultural brasileira.
Além disso, a dificuldade, encontrada comumente na sociedade verde e amarela, em aceitar cultos religiosos pouco conhecidos afeta os praticantes dessas religiões, limitando tanto a escolha individual como a liberdade religiosa imposta pela laicidade do Estado. Encontrar uma forma de combater a não aceitação do desconhecido vai além de criar leis punitivas, necessita-se de um amplo conhecimento social e histórico, já que, segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, seguidores de religiões afro-brasileiras são os mais afetados pelas discriminações.
Nesse sentido, torna-se evidente, portanto, a necessidade do desenvolvimento de medidas para solucionar o impasse. O Ministério da Educação, em conjunto com escolas de ensino primário, deveria realizar palestras para os alunos, com o intuito de mostrar as diversas religiões que compõem a cultura brasileira. A mídia em geral, com a sua grande capacidade de alcance, por meio de propagandas, poderia conscientizar indivíduos já formados intelectualmente sobre a falta de necessidade em repudiar religiões distintas da sua. A cultura de uma nação se dá pela união e aceitação de diversos modos de expressar suas crenças, julgar e criticar o diferente corrompe o principio da harmonia social.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018