Título da Redação: Sem Título (ENEM) 2016

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 2 anos por Murilo Barros


***Desde os primórdios da humanidade, o ser humano na busca pelas respostas às questões desconhecidas do universo e da vida deposita suas incertezas em forças superiores apoiadas em uma religião. Entretanto, essa crença por vezes é tão forte que tangencia a falta de respeito levando à intolerância. Dessa forma, é preciso discutir formas de combater esse pensamento, pois, ele tem várias consequências negativas, algumas delas inclusive violentas.
***Durante a formação e ao longo de toda a história do Brasil, pode-se observar a pluralidade de culturas e religiões que integraram o país. Os fenômenos migratórios e a própria colonização trouxeram entre outros, portugueses, asiáticos, africanos, holandeses, franceses, italianos, e cada povo trouxe sua cultura e religião. Porém, toda essa variedade de crenças às vezes causam conflitos, seja por preconceito ou por desrespeito (culminando em crimes de ódio) que devem ser ser combatidos.
***Todavia, quando se lida com crenças, é notório uma dificuldade em criar os sentimentos de respeito e empatia naqueles que são intolerantes e essa seja talvez o principal entrave para o combate à intolerância religiosa, pois, esse preconceito já está enraizado no caráter dos indivíduos. Isso mostra que é preciso converger esforços em buscar a raiz do problema e não deixar que se perpetuem esses valores.
***Portanto, para combater a causa do problema, é necessária a criação de valores de respeito e empatia na sociedade. Isso pode ser viabilizado pelo estado através do conhecimento, com aulas de ensino religioso que contemplem todas as religiões e promovam o debate do tema em sala gerando um pensamento crítico e tolerante. Além disso, uma maior rigidez no código penal aos crimes de preconceito podem ajudar na coibição da prática da intolerância, juntamente com campanhas de incentivo ao respeito por ONG's.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018