Título da Redação: Senhor rogai por nós amém, axé!

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por bruno correa


As religiões existem para suprir a necessidade do homem de enfrentar suas condições existenciais. Até que ponto pode-se falar livremente em relação a esse tema? Há um ditado popular que diz que os direitos de um indivíduo acaba quando o do outro começa, ou seja, a liberdade de expressão deve ser limitada ao ponto em que uma opinião agride o próximo.
Com discursos de ódio, e algumas vezes com violência física, pessoas fanáticas que se importam apenas com o que acham ser a verdade absoluta, desvalorizam a ideologia e os propósitos reais da religião em que se segue. De acordo com o site G1, no Rio de Janeiro foram registrados quase mil casos desse tipo em dois anos e meio. Números alarmantes considerando que o Estado é laico, de acordo com o artigo 19 da Constituição Federal.
Os mais atingidos são os praticantes de cultos afros, pois esses atos são somados ao preconceito racial. Neste ano por exemplo, houve o caso de uma jovem que foi apedrejada após sair de um ritual candomblecista. Eles sofrem receios de praticar sua fé desde a chegada dos negros ao Brasil, pois para louvar seus deuses, e não serem castigados por seus senhores, os escravos africanos tinham que fingir louvar os santos da igreja católica, criando-se assim o sincretismo religioso.
Desse modo, deve-se criar uma lei mais clara a favor dos cultos brasileiros, com medidas de punição mais rígidas à quem praticar a intolerância, desrespeitando de forma verbal e/ou física a crença alheia. Além disso, é necessário que sejam postas desde o ensino fundamental, didáticas sobre as religiões de todos os tipos, pois os fatos citados ocorrem por falta de conhecimento do que lhes é diferente.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018